Redesenho da feature de planos de aula da plataforma AprendiZAP, com foco em proporcionar um suporte mais ágil e completa para professores.
Dores mapeadas
Dificuldade no entendimento do fluxo de criação: identificamos pontos de atrito na criação do plano de aula, o que gerava frustração durante jornada e diminuição da taxa de retenção do usuários.
Falta de customização: a feature não permitia a personalização dos tópicos no plano de aula, limitando a flexibilidade dos professores em adaptar o conteúdo às suas necessidades específicas.
Baixa qualidade visual do plano impresso: ao gerar o plano de aula para impressão, os usuários se deparavam com um layout de baixa qualidade, o que prejudicava a apresentação final do material.
Desconexão entre aba aulas e aba plano de aula: não havia uma ligação clara entre as abas o que dificultava a integração dos conteúdos oferecidos pela plataforma com a criação do plano de aula.
Fato: Os professores procuram criar planos de aula de forma prática, dada a alta demanda e o volume de acessos à funcionalidade. No entanto, alguns atritos no fluxo atual estão desmotivando os usuários a retornarem.
Pergunta: O que poderia melhorar o fluxo atual e tornar a funcionalidade mais completa na visão dos professores?? O que os usuários buscam de uma funcionalidade de criação de plano de aula?
Pesquisa com o usuário
O QUE OS USUÁRIOS DESEJAM DA FEATURE: ​
Agilidade e facilidade de uso: os usuários desejam uma ferramenta que permita planejar aulas de forma rápida e simples, sem complexidade.
Flexibilidade: os professores buscam um sistema que permita adaptar o planejamento às diferentes realidades e contextos de cada turma.
Modelos completos: os professores precisam de modelos de plano de aula que incluam habilidades, objetivos de aprendizagem, estratégias de ensino, instrumentos e critérios de avaliação.
Alinhamento com a BNCC: os planos de aula devem dar a possibilidade de alinhamento com à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Banco de dados com sugestões: um banco de dados com sugestões de conteúdo e cronogramas detalhados é desejável para auxiliar os professores no planejamento.
Compartilhamento entre professores: a colaboração entre educadores, por meio de compartilhamento de planos e recursos, é uma funcionalidade desejável.
"Como professora, quero uma ferramenta ágil para criar planos de aula organizados, adaptados às necessidades dos alunos, alinhados à BNCC e que possam ser compartilhados com outros professores, atendendo também às exigências da escola."
Fato: os professores querem que a criação do plano de aula seja ágil, customizável e ofereça mecanismos de suporte.
Pergunta: como podemos simplificar o fluxo de criação do plano de aula na plataforma e aproveitar os recursos disponíveis para aprimorar a funcionalidade, oferecendo mais suporte aos professores no momento de planejar suas aulas?
Fluxos
A partir do estudo de dois fluxos — um mais simples e outro mais detalhado —, consegui mapear os principais pontos que o usuário precisa seguir para concluir a tarefa com sucesso.
​
O fluxo simplificado me ofereceu uma visão macro do que seria necessário para a realização bem-sucedida da tarefa. Já o fluxo detalhado permitiu identificar todos os comportamentos e ações envolvidos na criação do plano. Um ponto chave é entender o momento de conexão entre o plano e as aulas, garantindo que o fluxo seja consistente, independentemente de onde o usuário comece. Quando o processo é iniciado a partir de um conteúdo específico, as informações da aula já aparecem preenchidas, proporcionando uma experiência mais fluida.
Hipótese: criar um fluxo semelhante entre as abas de conteúdos e planos de aula pode ajudar o professor a se familiarizar mais rapidamente com a função, além de agilizar o preenchimento automático de algumas informações, dependendo do caminho percorrido. Integrar inteligência artificial na criação do plano de aula também oferece suporte extra ao professor e torna o processo mais ágil.
Pergunta: quais são as principais barreiras técnicas? Como podemos melhorar a comunicação para torná-la mais assertiva? E qual é a opinião do time sobre o fluxo proposto?
Design Critique
Durante o Design Critique, discutimos com o time melhorias essenciais no protótipo. Abordamos o aprimoramento do fluxo de criação do plano, tanto com IA quanto sem IA, além da adequação de nomenclaturas, do posicionamento estratégico das informações e das limitações técnicas. O debate foi aprofundado e contou com a participação de desenvolvedores, UX writer, Product Manager, designers e especialistas em dados.
Salvar
Editar
Imprimir
Meus planos
O novo design busca facilitar a criação e organização dos conteúdos, oferecendo maior customização e utilizando inteligência artificial para otimizar o processo. Além disso, a inclusão de conteúdos sugeridos durante a criação do plano integra ainda mais os recursos da plataforma, tornando a solução mais completa e eficiente.
Acompanhamento
Desenvolvi uma tabela para acompanhar a implementação do redesenho de plano de aula no AprendiZAP, utilizando o framework HEART.
Meu objetivo é garantir que os professores tenham uma experiência satisfatória ao utilizar a ferramenta, aumentando a taxa de sucesso e recorrência da utilização da ferramenta, além de reduzir o tempo necessário para a criação do plano.
Estou focando em métricas como a facilidade de uso, o tempo de conclusão das atividades e a satisfação geral dos usuários, para entender melhor como o redesenho da funcionalidade tem impactado os educadores durante a utilização do AprendiZAP, além de ser direcionadores importantes para futuras melhorias na feature.
Os dados estão sendo monitorados e logo mais teremos aprendizados e melhorias por aqui